-->

Translate

quinta-feira, 21 de março de 2013

A Depressão

"O transtorno depressivo maior, também chamado de perturbação depressiva major em Portugal, é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias (anedonia), apatia, alterações cognitivas(diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou/e de tomar decisões), psicomotoras (lentidão, fadiga e sensação de fraqueza), alterações do sono (mais frequentemente insônia, podendo ocorrer também hiper sonolência , alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite), redução do interesse sexual, retraimento social, ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar).

O transtorno depressivo maior diferencia-se do humor "triste", que afeta a maioria das pessoas regulamente, por se tratar de uma condição duradoura (a maior parte do dia, quase todos os dias, pelo menos 2 semanas), de maior intensidade ou mesmo por uma tristeza de qualidade diferente da tristeza habitual, acompanhada de vários sintomas específicos e que trazem prejuízo à vida da pessoa. A distimia é um outro tipo de transtorno depressivo caracterizado por sintomas de menor intensidade, mas com caráter bastante crônico (a maior parte do dia, quase todos os dias, pelo menos 2 anos). Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento."



Vincent van Gogh, que sofria de depressão e cometeu suicídio, pintou esse quadro em 1890 de um homem que emblematiza o desespero e falta de esperança sentida na depressão.

Fatores biológicos

Alterações nos níveis de neurotransmissores (principalmente serotonina, acetilcolina, dopamina, adrenalina e noradrenalina) relacionam-se à susceptibilidade para depressão. Alguns hormônios também podem ter um papel importante – ainda que isto não esteja muito claro. Ainda, atrofias em certas áreas do cérebro (particularmente no lobo pré-frontal) responsáveis pelo controle das emoções e produção de serotonina são responsáveis por distúrbios depressivos importantes.

Factores Físicos (Traumatismos)

Em algumas depressões podem ser encontradas causas físicas para a sua existência. Há muito que se sabe que muitos dos nossos traumatismos e acidentes físicos ficam registados no nosso corpo em conjunto com as emoções que sofremos na altura do acidente traumatismo.

Causas

As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, separação dos pais, rejeição, problemas na escola e outros fatores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença.

Sabe-se hoje que a depressão é associada a um desequilíbrio em certas substâncias químicas no cérebro e os principais medicamentos antidepressivos têm por função principal agir no restabelecimento dos níveis normais destas substâncias, principalmente a serotonina.

A depressão é considerada por muitos a doença do século, capaz de fazer o ser humano acabar com a própria vida devido a tanto sofrimento, mesmo sem sintomas físicos.

Quando se está doente.. o mundo parece vazio..
A solidão impera como se estivéssemos sozinhos, e nada mais importa..
..e não enxergamos mais nada a nossa volta, nem aqueles que nos enxergam e sentem a nossa falta..

É como se estivéssemos no limbo, mas a realidade é que esta é uma doença egoísta.
Só conseguimos enxergar a nós mesmo, e mesmo assim, sem o valor devido..



O suicídio é eminente..

O nosso cérebro tem um sistema de defesa que atua para nos dar vida, mesmo quando desistimos dela. É ele o responsável pelo mau estar de trancar a respiração..

Ele também pode nos causar alucinações, em gravidade extrema, para nos convencer da vida e recuperar nossos sentidos..



Esse estado máximo de preservação é chamado de Coma..
Só quem já esteve lá pode descrever a sensação..

Vou deixar pra vocês 2 jogos que misturam este ambiente de morbidez e salvação..




Muitas vezes, o que não estamos enxergando é o que mais importa na vida..




Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. que blog legal! parabéns *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço o melhor que posso. Faço com carinho.
      Obrigado por acompanhar.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que saudades amigo.
      Fique a vontade e obrigado por ler.
      Um abraço.

      Excluir