-->

Translate

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sociedades Secretas - Ku Klux Klan



A Ku Klux Klan ( KKK ), informalmente conhecido como o Klan , é o nome de três gerações de organizações, passadas e presentes, distintas e de extrema direita nos Estados Unidos, que têm defendido correntes extremistas reacionárias tais como a supremacia branca, o nacionalismo branco, e anti-imigração, historicamente expressadas através de terrorismo. Desde meados do século 20, a KKK foi também anti-comunista.



A manifestação atual é fragmentada em vários capítulos sem conexões entre si, que são classificados como grupo de ódio pela Liga Anti-Difamação e o Southern Poverty Law Center. 
Estima-se ter entre 5.000 e 8.000 membros a partir de 2012.

O primeiro Klan floresceu no sul dos Estados Unidos, no final dos anos 1860, depois morreu pelo início dos anos 1870. Os membros adotaram trajes brancos: roupões, máscaras e chapéus cônicos, concebidos para serem estranhos e aterradores, e para esconder suas identidades. 

A segunda KKK floresceram em todo o país no início e meados da década de 1920, e adotou os mesmos costumes e códigos de palavras como o primeiro Klan, mas teve sua marca registrada a partir da introdução das cruzes queimadas. 

A terceira KKK surgiu após a Segunda Guerra Mundial e foi associada a oposição ao Movimento dos Direitos Civis e progresso entre as minorias. 
A segunda e terceira encarnação do Ku Klux Klan fazia frequente referência ao "Sangue anglo-saxão dos EUA", remontando a nativismo do século 19 e alegando descendência original dos britânicos revolucionários coloniais  do século 18 .

Primeiro KKK

O primeiro Klan foi fundada em 1865, em Pulaski, Tennessee, por seis veteranos do exército confederado. O nome é, provavelmente, surgiu a partir do grego, a palavra kuklos ( κύκλος ), que significa círculo e sugere um círculo ou grupo de irmãos.

Embora não houvesse nenhuma estrutura organizacional acima do nível local, grupos semelhantes surgiram em pelo Sul e adotaram o mesmo nome e métodos.

Grupos Klan espalharam-se logo por todo o Sul, como um movimento insurgente durante a era de reconstrução nos Estados Unidos . 
Como um grupo vigilante secreto, a Klan Libertos e seus aliados, procuraram restaurar a supremacia branca por ameaças e violência, incluindo assassinatos, contra pretos e brancos republicanos . 

Em 1870 e 1871, o governo federal aprovou os Atos da Força, que foram utilizados para processar crimes Klan. Um Ministério Público de crimes Klan foi instaurado e a aplicação de força agiu suprimindo as atividades Klan.

Em 1874, organizações paramilitares, tais como a Liga Branca e os camisas vermelhas , começaram uma nova rodada de violência visando suprimir os votos dos negros e execução de republicanos. 
Estes contribuíram para os democratas brancos segregacionistas, recuperando o poder político em todos os estados do Sul por 1877.


Primeiros trajes da seita


Aqueles que se opunham aos interesses discriminatórios e apoiavam marchas e causas pró-imigrações e a liberdade de raças eram seus principais inimigos, e muitos foram assassinatos..



Segundo KKK


Em 1915, a segunda Klan foi fundada em Atlanta, Georgia. A partir de 1921, a Comissão adotou um sistema empresarial moderno de recrutamento (que pagava a maior parte da taxa de iniciação e encargos com trajes e comissões para os organizadores) e cresceu rapidamente em todo o país em um momento de prosperidade. 
Refletindo as tensões sociais da industrialização urbana e muito maior de imigração, a sua filiação cresceu mais rapidamente nas cidades, e espalharam-se do Sul para o Centro-Oeste e Oeste .

A segunda KKK pregou "Cem por cento americanismo" e exigiu a purificação da política, exigindo moralidade e melhor aplicação das proibição. Sua retórica oficial era focada na ameaça da Igreja Católica, usando o anti-catolicismo e nativismo. Seu apelo foi dirigido exclusivamente para os protestantes brancos.  Alguns grupos locais participaram em ataques a casas particulares e realizou outras atividades violentas . Os episódios de violência foram, em geral, no sul.



A segunda Klan era uma organização formal e fraternal, com uma estrutura nacional e estadual. No seu auge em meados da década de 1920, a organização informava incluir em sua fraternidade cerca de 15% da população elegível do país, cerca de 4-5 milhões de homens. Divisões internas, o comportamento criminoso dos líderes, e a oposição externa provocou uma queda no número de membros, que havia caído para cerca de 30.000 em 1930. Ele finalmente desapareceu na década de 1940.  Organizadores Klan também operaram no Canadá, especialmente em Saskatchewan , em 1926-28, onde os membros da Klan atacaram imigrantes da Europa de Leste .






Terceiro KKK

O "Ku Klux Klan" nome foi usado por muitos grupos locais independentes que se opõem ao Movimento dos Direitos Civis e desagregação , especialmente nas décadas de 1950 e 1960. Durante este período, eles muitas vezes forjavam alianças com os departamentos de polícia do sul, como em Birmingham, Alabama , ou com os escritórios do governador, como acontece com George Wallace no Alabama. Vários membros de grupos KKK foram condenados por homicídio na morte de trabalhadores dos direitos civis e crianças no bombardeio da 16º Rua Igreja Bartista (16th Street Baptist Church), em Birmingham . Hoje, os pesquisadores estimam que pode haver 150 grupos Klan, com pelo menos 5.000 membros em todo o país.


Atentado a bomba na 16º Rua Igreja Bartista, que deixou 4 crianças e 2 adultos mortos.

Hoje, muitas fontes classificam o Klan como "subversivo ou organização terrorista". Em abril de 1997, agentes do FBI prenderam quatro membros dos Cavaleiros Verdadeiros da Ku Klux Klan em Dallas, por conspiração para cometer roubo e explodir uma planta de processamento de gás natural. Em 1999, o conselho da cidade de Charleston, Carolina do Sul aprovou uma resolução declarando a Klan como uma organização terrorista. 
Em 2004, um professor da Universidade de Louisville começou uma campanha para que a Klan, declarando eles como organização terrorista, a fim de bani-los do campus.



Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Ku_Klux_Klan

Em organizações como essa, existem muito mais do que 5000 associados..
O governo dos EUA sempre coloca seus assuntos internos como se fossem controlados..

A realidade é que os EUA é bem dividido, tanto que muitos americanos não podem conhecer seu país sem correr perigo sério de vida..

O racismo existe também na parte negra e é tão forte quanto a branca..
Por isso chamam o Brasil de país do futuro. Ninguém aqui é 100% branco ou negro, todos somos iguais e miscigenados.


A natureza humana em si já é exclusora. 
Sempre iremos nos agrupar para ter uma opinião mais forte, para impor um ideal.

Isso pode ser positivo ou negativo..
Para mudarmos o mundo hoje precisamos nos juntar e ser radicais com o que está errado..

Mas quando apanharmos nossos ideais, teremos de ter ciência disso, caso contrário, iniciaremos a exclusão social novamente e o novo se tornará o velho.


Não estou dizendo que não existe racismo no Brasil, mas um humano do futuro prega isso..

Isso é evolução, a capacidade de algo mudar. 
Para ser possível mudar, é preciso aceitar as diferenças.

Nós Somos Todos Iguais

Nenhum comentário:

Postar um comentário