-->

Translate

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

FAQ - O que é Deep Web?


O que é a deep Web?


A deep web é a parte da internet que não conseguimos acessar pela navegação convencional. Isso ocorre devido ao protocolo de comunicação envolvido na sua hospedagem.


Na época em que os primeiros sites surgiram, não havia como indexar os endereços para busca (google), então, o acesso era feito ponto a ponto e você precisava saber o endereço correto, pois não havia onde buscar.

Outra coisa, sempre houve preocupação com os acesso a dados na internet, principalmente com relação a pessoas interessadas em apagar estas informações. Por esse motivo, as páginas foram criptografadas, com isso, o acesso as informações das máquinas só se dá entre o servidor e a cpu que está acessando o site.
Não é possível, dentro desta conexão, que alguma outra cpu invada e tenha acesso a endereços de ip, ou até mesmo algum endereço do usuário.


Por que o uso da palavra “Deep” ? 

Seguidamente, é utilizada uma analogia de que o conteúdo da deep web (web profunda) está abaixo da internet convencional, como se fosse uma espécie de iceberg.




O que você consegue ver é muito menor do que realmente existe.
Isso ocorre devido as páginas criptografadas serem muito mais antigas, como se fossem a base de um prédio ou uma pirâmide.

Temos cerca de 20 anos de diferença entre o inicio da criação delas e a indexação criada pelo google, cade, yahoo e etc., e mesmo assim, novas páginas são criadas até hoje.

Como surgiu a Deep Web?

De acordo com o http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_criptografia, O primeiro uso conhecido da criptografia foi encontrado em hierógliflos irregulares esculpidos em monumentos do Antigo Império do Egito (a cerca de 4500 anos).

Sua finalidade de uso era desconhecida, mas atualmente, seu objetivo é definir quem poderá ter acesso as informações, assim como uma linguagem, um protocolo de comunicação somente será entendido por quem tem o conhecimento do mesmo.

Já a internet surgiu no final da segunda guerra mundial, e sim, desde o inicio era criptografada. 

Sabe quem criou?

Ela foi criada pelos exércitos americano e russo, que nesta época ainda compartilhavam de colaboração científica.

Como podemos instalar a Deep Web e como usar?

Não é possível instalar a deep web, somente acessar as páginas criptografadas. As páginas estão sempre acessíveis, porém um navegador comum não possui protocolos de criptografia instalados.

Isso sem contar que navegadores comuns (Mozilla Firefox, Internet Explorer, Safari, Opera e principalmente Google Chrome) divulgam automaticamente dados de usuário como IP e região de conexão (servidor de acesso com região geográfica).

Com isso, é preciso utilizar algum programa que entenda a linguagem utilizada no aceso as páginas. O navegar mais comum é o TOR, que pode ser instalado comumente, assim como um programa qualquer.

Ele utiliza um interface de segurança criada em cima do Mozilla. O mesmo pode ser baixado gratuitamente do site:

https://www.torproject.org/

 A Deep Web é segura?

Completamente segura, com relação a invasões de conexão e busca de localizações. Mas isso é trabalho do navegador.

Por que os sites da Deep Web não podem ser colocados na web que temos hoje?

Sites da Deep Web são constantemente divulgados na web surface normal, são exemplos:

http://wikileaks.org/

http://www.vatileaks.com/

http://thepiratebay.sx/

E ainda podemos destacar as recentes revoltas vistas no mundo todo que forma motivadas e organizadas em páginas e fóruns dentro da deep.

Acreditar que tudo o que é errado existe na deep web é uma convenção muito perigosa.

O principal perigo em divulgar as informações publicadas dentro da deep web é o rastreio de suas origens.

Informações da CIA, de administração de governos e segurança são facilmente disponibilizadas para os interessados lá, sem que o governo possa encontrar o servidor e solicitar que sejam removidas, o que não ocorreria na surface normal.

Há sites de downloads? Se há, porque estes não podem ser publicados na Web que temos, já que há tantos sites que fornecem programas com crack?

Praticamente tudo é compartilhado na deep. Livros, filmes, músicas, porém isso tudo é ilegal. Temos casos como o Megaupload e outros sites que já foram removidos por divulgar esse tipo de conteúdo com direitos autorais desrespeitados. 

No caso do piratebay, ouve uma constante troca de endereço de hospedagem, até encontrar um país que não fosse possível retirá-lo do ar.

Também há informações confidenciais que não durariam 1 min disponibilizadas na web comum.

O que o Google tem haver com a Deep Web e com nossa Web ?

Hoje o Google tem contrato com todos os servidores cadastrados na web habitual. Todas as páginas são indexadas e podem ser encontradas pelo seu algoritmo de busca (Programa), digitando os termos adequadamente.

Há um projeto de criptografia dentro do mesmo, e já é possível acessar o Google Search pelo TOR. A idéia é catalogar também a deep web, mas por enquanto, ainda estão longe disso.

Por que o Google não é seguro (Conforme informou)?

Indexar as páginas para procurar em um algoritmo de pesquisas é o menor dos feitos da empresa.
Informações como endereço completo, idade, meio social, relações, emprego, dados financeiros, interesses, tudo é organizado e catalogado, de forma que possa ser utilizado comercialmente.

Há muitas ferramentas como o Google adds que se alimentam disso e dão muito lucro para as empresas. O mesmo também resta serviço de espionagem para os governos em que estabelece acesso, como o Brasil.

Se há lugares na nossa web que podemos fazer download de aplicativos para entrar na Deep, por que o FBI ou outro departamento não proíbe a publicação?

Não existe ilegalidade em manter informações no anonimato. Nenhum governo tem o direito de saber quais são os seus interesse ou o que você precisa falar com a sua namorada, por exemplo.Sites com criptografia são legais. O governo, universidades e organizações utilizam também a mesma surface criptografada para compartilhamento de dados. 

O conteúdo das páginas é que pode conter algo ilegal, e isso é de responsabilidade de quem publica.

O FBI supostamente, deve ter usuários para investigar, como pode ser a Deep Web tão segura já que estes departamentos estão de olho?

Não há como saber o endereço real de acesso de um servidor na deep. Uma vez que você inicia o navegador TOR, o seu endereço IP é direcionado a outro computador, que assim é direcionado a outro, milhares de vezes. Com isso, ao rastrear o endereço inicial, automaticamente, aparecerá milhares de localizações possíveis.
As páginas criptografadas pertencem a um domínio .onion (.onion é um pseudo-domínio-superior de tor2web.com utilizado para sites ou serviços que se encaixam na rede The Onion Router). Para acessar uma página é necessário saber o seu codinome, pois na deep web não se usam endereços comerciais como google.com e terra.com, e sim, sequencias alfanuméricas como http://jhiwjjlqpyawmpjx.onion/ (TOR mail), onde o jhiwjjlqpyawmpjx seria o endereço real.

Se por algum motivo o FBI ou alguma outra organização solicitar ou derrubar este link, é só publicar em algum outro servidor um backup com outra sequência inicial, como 12345.onion.

Se isso fosse feito em uma web convencional, o endereço físico (rua, bairro, cidade) do usuário que publicou o site seria gravado no momento do seu cadastro, então pouco adiantaria mentir ou criar um e-mail falso.

Tem algum tempo de uso ou alguma restrição para se ter a Deep Web?

Com relação ao tempo de acesso, na existe na tecnologia atual divulgada, máquina capaz de descobrir a origem de acesso de quem navega través do TOR em menos de 2 anos. Isso aprova sua confidencialidade.

Mas a deep web não é um lugar totalmente amistoso. A verdade é para aqueles que podem suportá-la e não para todos.
Para muitas pessoas, os conteúdos vistos na deep web podem chocar, fazer perder algumas noites de sono e até causar uma trauma maior.

Por isso antes de acessar é necessário saber que a humanidade é capaz de fazer qualquer coisa, positiva e negativa.



Quais os pontos negativos da Deep Web?

Existem muitos dados e informações sobre pornografia (Infantil), tráfico (de tudo), vendas ilegais, assassinatos, violência, estupros, torturas, etc. Mas o que eu costumo chamar de o ponto mais forte é o mundo real, corrupção, informações de serviços superfaturados e todo o tipo de crueldade que governos manipuladores utilizam contra o seu povo.
Os crimes que rondam a deep web não deixam de ser descobertos apenas por causa da falta de rastreio. Existe muitas pessoas influentes envolvidas com redes de crimes, inclusive raptos, sequestros e assassinatos. Muitos tem redes de prostituição e tráfico de drogas internacionais.

Quais os pontos positivos?

A única maneira de ter acesso à informação e educação de forma democrática e barata é através da deep web. 

Todos os governos escondem informações, de sua administração até os itens que seu povo utiliza como roupas e utensílios. Se algo ameaçar o poder do sistema, é automaticamente eximido.

A deep é sem dúvida o único lugar onde é possível compartilhar informações, opiniões ter acesso a obras intelectuais, sem ser rastreado e limitado pelo governo. Também podemos controlar as informações sobre a administração do nosso país, sem que possam nos subtrair dados.

Todos os sites que comentam ser bizarros são reais ou apenas para assustar o público?

Existem alguns que são reais. Outros foram implementados para criar polêmica e assustar o mais sensíveis, tornando assim a mesma o mais impopular possível.




Qual caso mais te chocou dentro da Deep Web?

Não só a mim, mas a muitas pessoas que acessam frequentemente a deep web, o site mai chocante trata-se de uma organização que sequestra e fazem pesquisas com cobaias humanas em geral.

Há possibilidades de a Deep Web se tornar Web? Se há, como poderia ser útil?

Se o projeto no Google ou de alguma outra empresa funcionar, teremos uma deep web completamente catalogada. A parte boa seria ter a acesso a informações privilegiadas, que no nosso caso, quase como explorar o universo e descobrir que há vida inteligente fora da terra, essa resposta pode existir já.

O lado negativo é que, se indexado, quem tem o interesse hoje de subtrair estas informações terá acesso a elas e retirará novamente do ar, ou seja, catalogar a deep web seria a mesma coisa que retirar a possibilidade de termos acesso livre as informações.

Por que a Web quer esconder a realidade da Deep Web?

Tudo isso não se trata de uma guerra pelos bons costumes. O único objetivo que o Google tem em coletar e indexar/cadastrar os endereços das páginas criptografadas é comercial. Chantagear governos co informações que não poderiam ser divulgadas ao público em geral.
Todo mundo pensa que algum governo se importa com os crimes que são praticados e publicados lá, mas a realidade é que pouco se importam. O única coisa que tiraria o sono deles é se alguma informação secreta do governo fosse divulgada.



A Deep Web é a criação humana mais parecida com o universo. Mas obra acabou superando o seu criador. Não temos idéia do seu real tamanho, menos ainda de quais informações poderiam ser tão importantes para serem tão bem guardadas.

A realidade é que, dentro dela, podem estar as respostas para perguntas que sempre quisemos saber e que talvez já tenham sido respondidas a muito tempo. 


Essa faq foi resultado de uma entrevista feita com a gente e publicada no artigo de um de nossos leitores (Moisés), elaborado para um trabalho de faculdade. 

Achei interessante postar aqui, pois sei que muitos têm as mesmas dúvidas em relação a este assunto..
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Eu troquei de sistema operacional e o TOR não quer mais instalar, estou com o Windows8. Tem haver com o sistema ou deve ser outra coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito provável que seja outra coisa. Pode verificar estas coisas:
      1 - Você instalou algum programa de descompactação após a instalação do Windows 8 (Ex. Winrar, Winzip, 7zip)? Senão, aconselho o 7zip, é free e muito mais completo e leve.
      2 - No site https://www.torproject.org/, você faz o download de um arquivo compactado(.zip), não é um instalador. Após descompactar o arquivo será criada uma pasta com uma versão portable, que nada mais é que um executável direto, sem necessidade de instalação. Essa pasta pode ser movida para qualquer lugar ou dispositivo que esteja instalado alguma versão de windows posterior ao XP, que irá funcionar normalmente.
      3 - Se todas as opções anteriores estiverem corretas e na verdade você não conseguiu fazer abrir a janela do mozilla (navegador do tor), é porque ou a sua internet não está rápida o suficiente e/ou a versão que está utilizando do tor é muito antiga (versão atual de hoje 18/12/2013 - TOR v2.3.25-15).

      Um abraço.

      Excluir
    2. Obrigado! Deu certin :-)

      Excluir
  2. Obrigado, talvez não mexerei nisso, li e percebi que algos pode me chocar, então obrigado por avisar, agora não vou mexer.

    ResponderExcluir