-->

Translate

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Doppelgänger - A Maldição




Na ficção e folclore, um doppelgänger (sósia em alemão) é um ser paranormal paralelo à uma pessoa viva.

Ele também descreve a sensação de ter-se vislumbrado na visão periférica, em uma posição onde não há nenhuma chance de que ele poderia ter sido um reflexo seu.

Doppelgängers muitas vezes são vistos como uma forma sinistra de bilocação e são considerados por alguns como arautos da má sorte. 

Em algumas tradições, o doppelgänger visto por amigos ou parentes de uma pessoa, anuncia doença ou perigo. 
Ver um de doppelgänger próprio é dito ser um presságio de morte.

Experimentos científicos recentes repetiram vários efeitos de Doppelganger, quando há estimulação eléctrica aplicada para a esquerda da junção temporoparietal do cérebro de um paciente.

Interpretações mitológicas

Embora essa palavra alemã seja de origem relativamente recente e que tenha aparecido pela primeira vez em uso Inglês em 1851, o conceito de alter egos e espíritos duplos aparece no folclore, mitos, conceitos religiosos e tradições de muitas culturas ao longo da história humana.

Na mitologia egípcia antiga , um KA era tido como "espírito duplo", tendo as mesmas memórias e sentimentos que a pessoa a quem pertence a contrapartida. Em um mito egípcio intitulado A princesa grega , uma visão egípcia da Guerra de Tróia , um ka de Helen foi usado para enganar Paris de Tróia, ajudando a acabar com a guerra.

Na mitologia nórdica , um vardøger é um duplo fantasmagórico que precede uma pessoa que vive e se vê realizando suas ações com antecedência. Em mitologia finlandesa , este é chamado de ser uma etiäinen , isto é, "o primeiro a chegar".

Em alguns mitos, o doppelgänger é uma versão do Ankou , Celtic uma personificação da morte.


Junção Temporoparietal Esquerda

Em setembro de 2006, foi noticiado na revista científica Nature, que um efeito foi reproduzido repetidamente e que era muito parecido com o fenômeno doppelgänger. O efeito foi produzido através da estimulação eletromagnética do cérebro de um paciente.

Estimulação elétrica focal foi aplicada ao paciente entre a junção temporoparietal esquerda, enquanto ele permanecia deitado em uma cama. O paciente sentiu imediatamente a presença de outra pessoa no seu "espaço extracorpóreo". Excepto pela epilepsia, pela qual o paciente estava a ser tratado, era psicologicamente normal.

A "outra pessoa" foi descrita pelo paciente como jovem, de sexo indeterminado, silencioso, imóvel, e com uma postura idêntica à sua. A outra pessoa foi localizada exatamente atrás dela, quase a tocando e, portanto, dentro do leito em que o paciente estava.

A segunda estimulação elétrica foi aplicada com um pouco mais de intensidade, enquanto o paciente estava sentado com os braços cruzados. Desta vez, o paciente sentiu a presença de um "homem" que tinha seus braços em volta dela. Ela descreveu a sensação como uma estimulação altamente desagradável e a elétrica fora interrompida.




Finalmente, com o paciente sentado, a estimulação elétrica foi aplicada enquanto o paciente foi convidado a realizar um teste de linguagem com um conjunto de cartões de memória. Nesta ocasião, a paciente relatou a presença de uma pessoa sentada, deslocada atrás dela, e para a direita. Ela disse que a pessoa estava tentando interferir com o teste: "Ele quer levar o cartão, ele não quer que eu leia." Novamente, o efeito era perturbador e estimulação elétrica foi interrompida.

Efeitos similares foram encontrados para diferentes posições e posturas quando a estimulação elétrica na junção temporoparietal esquerda ultrapassaram dez mA .
O documento sugere que a junção do cérebro temporoparietal esquerdo evoca a sensação de localização da imagem auto-corpo, a posição, a postura, etc. Quando a junção temporoparietal esquerdo é perturbada, a sensação de auto-atribuição é quebrada e pode ser substituída pela sensação de uma presença estrangeira ou de uma cópia de si mesmo, deslocada nas proximidades. Essa cópia espelha a verdadeira postura da pessoa ou do corpo, localização e posição.

O documento também sugere que o fenômeno criado é visto em certas doenças mentais, como esquizofrenia , especialmente quando acompanhada de paranóia , delírios de perseguição e de controle alienígena. No entanto, os efeitos descritos são muito semelhantes ao fenômeno doppelgänger. Deste modo, alguns relatos de doppelgängers pode bem ser devido a uma falha da junção temporoparietal esquerda.

Notáveis ​​Experiências Doppelganger Documentadas



John Donne

Izaak Walton afirmou que John Donne, o poeta Inglês e metafísico, viu o doppelgänger de sua esposa em 1612, em Paris, na mesma noite que sua filha deu a luz a seu neto 
natimorto.

Dois dias após a sua chegada, o Sr. Donne foi deixado sozinho, na sala em que Sir Robert, ele e alguns outros amigos haviam jantado juntos. 

Para este lugar, Sir Robert voltou dentro de meia hora e, quando ele saiu, então ele encontrou o Sr. Donne sozinho, com uma aparência alterada. 
Com espanto, Sir Robert foi cumprimentá-lo, no entanto ele pareceu tocado que a Senhora Donne estivesse junto ao seu marido, mesmo que por um curto espaço de tempo, então indagou ao mesmo, perguntando onde ela estava? 

Donne não foi capaz de fazer responder de imediato, mas, depois de uma longa e perplexa pausa, escapou-lhe uma frase "Eu vi uma visão terrível, depois que te vi. Eu vi minha querida esposa passar duas vezes por mim por esta sala, com seu cabelo caindo sobre os ombros, e um filho morto nos braços. Tenho visto desde que te vi." 

Ao que, Sir Robert respondeu: 
"Claro senhor, você tem dormido desde que te vi, e, este é o resultado de um sonho melancólico, que eu desejo que você se esqueça, pois agora vocês estão acordados. 

Sr.Donnes repondeu: 
"Eu não posso estar mais seguro do que eu vivo agora, eu não durmi desde que te vi: e estou, tão certo, que em sua segunda aparição, ela parou, me olhou na cara, e desapareceu."

Essa conta aparece pela primeira vez na edição de Life of Dr. John Donne publicado em 1675, e é atribuída a "uma pessoa de honra ... contou com tais circunstâncias, e tal afirmação, que ... eu realmente acredito que ele 
me disse isso, fez-se acreditar que fosse verdade. ". 
Na época, Donne esteve realmente muito preocupado com sua esposa grávida, e estava passando por uma doença grave. No entanto, RC Balds conta pontos inverídicos no relato de Walton:

"Está repleta de imprecisões. Ele diz que Donne cruzou de Londres para Paris com os Drurys em 12 dias, e que a visão ocorreu dois dias depois. Servo enviado para Londres para fazer perguntas, encontrou a Sra. Donne ainda confinada a sua cama em Drury House. Na verdade, é claro, Donne não chegou em Paris até mais de três meses depois de ter deixado a Inglaterra, e sua esposa não estava em Londres, mas na Ilha de Wight . A criança morta foi enterrada em 24 de Janeiro ... . Mas tão tarde quanto 14 de abri,l Donne em Paris ainda era ignorante da situação de sua esposa ". Em janeiro, Donne ainda estava em Amiens. Suas cartas não suportam a história como dado.

Percy Bysshe Shelley

Em 8 de julho de 1822, o 
poeta Inglês Percy Bysshe Shelley morre afogado, na baía de Spezia perto Lerici em Itália . 
Em 15 de agosto, durante a sua estada em Pisa , a esposa de Percy, a Srª Mary Shelley, autora e editora, escreveu uma carta a Maria Gisborne , na qual ela transmitiu declarações de que Percy lhe contara ter encontrado o seu próprio doppelgänger. 
Uma semana depois de Mary ter quase morrido em um aborto espontâneo, nas primeiras horas de 23 de Junho, Percy teve um pesadelo sobre a casa desmoronar em uma inundação, e... fala sobre isso na manhã seguinte.

Ele relatou que tinha tido muitas visões recentemente - havia visto a figura de si mesmo, que o conheceu enquanto caminhava no terraço e disse-lhe: 
"Quanto tempo você precisa para se sentir satisfeito?" 

Nada tão aterrizador ou profético, mas Shelley estava presenciando estas figuras frequentemente. O mais estranho é que a Sra. Williams também avistou a figura. Agora Jane, embora fosse uma mulher de sensibilidade, não tinha muita imaginação, além de ser ligeiramente nervosa. 

Ela estava de pé, um dia antes de eu estar doente, [15 de junho] em uma janela que dava para o terraço com Trelawny, ela viu Shelley passar pela janela, como sempre foi, sem um casaco ou jaqueta. Ele passou mais uma vez, como ele passou duas vezes da mesma maneira? 

À partir do lado para o qual ele foi cada vez, que não havia nenhuma maneira de voltar, exceto pela janela novamente (sobre uma parede 20 pés de altura do solo), ela foi ficou pasma ao vê-lo passar duas vezes e olhou para fora, e ao vê-lo, parou de chorar. 

" Meu bom Deus, Shelley pode ter saltado do muro .... onde ele pode ter ido Shelley?", disse Trelawny.
"Shelley não passou por aqui? O que quer dizer isso?". Trelawny diz que ela tremia muito, quando ouviu o ocorrido e provou de fato que Shelley nunca tinha estado no terraço e estava longe no momento em que a viu.

Johann Wolfgang von Goethe

Perto do fim do Livro XI de sua autobiografia, Dichtung und Wahrheit ("Poesia e Verdade") (1811-1833), Goethe escreveu, quase de passagem:

"Em meio a toda essa pressão e confusão, eu não podia abrir mão de ver Frederica mais uma vez. Aqueles foram dias dolorosos, a memória de que não ficou comigo. Quando cheguei pus a mão no meu cavalo, as lágrimas estavam em seus olhos, e eu me senti muito desconfortável. Agora eu andava ao longo do caminho a pé, em direção a Drusenheim, e aqui está um dos pressentimentos mais singulares que já tomou posse de mim. Eu vi, não com os olhos do corpo, mas com os da mente, a minha própria figura vindo em minha direção, a cavalo, e na mesma rua, vestida em um vestido que eu nunca tinha usado, era um cinza médio, com um pouco de dourado. Assim que eu me sacudi para fora deste sonho, a figura tinha desaparecido completamente. É estranho, porém, que, oito anos mais tarde, encontrei-me na mesma estrada, a fazer mais uma visita a Frederica, com o vestido que eu tinha sonhado, e que eu usava, não por escolha, mas por acidente. No entanto, pode ser com matéria neste tipo de situação, esta ilusão estranha em certa medida acabou me acalmado no momento da separação. A dor de abandonar para sempre a nobre Alsácia (região ao leste da França), com tudo que eu tinha ganhado na mesma, foi atenuado e, tendo finalmente escapado a emoção de uma despedida, eu, em uma jornada pacífica e tranquila, recuperei minha auto-estima."

Este é um raro exemplo de um doppelgänger que foi percebido pelo observador para ser benigna e reconfortante.

Abraham Lincoln

A biografia escrita por Carl Sandburg contém o seguinte:

"Um sonho ou ilusão tinha assombrado Lincoln, por vezes, durante o inverno. Na noite de sua eleição, ele tinha se jogado em um dos sofás de crina em casa. 
Logo após os primeiros telegramas de 7 de novembro, havia dito que ele foi eleito presidente, e olhando em um espelho bureau do outro lado da sala, viu-se de corpo inteiro, mas com duas faces. Incomodava-o, ele se levantou, a ilusão desapareceu, mas quando ele se deitou novamente lá no vidro novamente foram duas faces, uma mais pálida do que o outra. Levantou-se de novo, misturado na excitação da eleição, esqueceu-se sobre isso, mas ele voltou, e o assombrava. 
Ele contou à sua esposa sobre isso, ela se preocupou também. Poucos dias depois, ele tentou mais uma vez e a ilusão das duas faces foi novamente registrada pelos seus olhos. Mas essa foi a última, o fantasma, desde então, não voltaria, ele disse à sua esposa que se tratava de um sinal de que ele seria eleito para um segundo mandato, e a palidez da morte de um rosto significava que ele não viveria por seu segundo mandato."

Esta é uma adaptação de Washington na época para Lincoln (1895) por Noah Brooks , que alegou que ele tinha ouvido do próprio Lincoln em 9 de novembro 1864, no momento da sua reeleição, e que ele tinha impresso uma nota "logo após.". Ele também alegou que a história foi confirmada por Mary Todd Lincoln, e parcialmente confirmada pelo Secretário Particular John Hay. A versão de Brooks é a seguinte (nas palavras do próprio Lincoln):


"Foi só depois da minha eleição em 1860, quando a notícia tinha vindo de forma expressa e rápida, durante todo o dia e tinha havido uma grande "comemoração", de modo que eu estava bem cansado e fui para casa para descansar, me jogando para baixo em uma sala de estar no meu quarto. 


Oposto de onde eu estava era um bureau com um copo de balanço sobre ele (e aqui ele se levantou e colocou móveis para ilustrar a posição), e olhando para a direção do vidro, me vi refletido quase no comprimento total, mas em meu rosto  percebi duas imagens separadas e distintas, a ponta do nariz de um ser de cerca de três centímetros da ponta do outro. Eu estava um pouco incomodado, talvez assustado", e levantou-se e olhou no espelho, mas a ilusão desapareceu. 

"Deitado novamente, eu vi uma segunda vez, mais claro do que antes, então percebi que uma das faces estava um pouco pálida, digamos cinco tons do que a outra. 
Levantei-me, e a coisa derreteu, e eu saí, e na empolgação da hora esqueci de quase tudo, mas não completamente, pois a coisa que de vez em quando surge, dá-me um pouco de susto, como se algo desconfortável houvesse acontecido. 

Quando voltei para casa naquela noite, eu contei a minha esposa sobre isso, e alguns dias depois eu fiz o experimento novamente, quando (com uma risada), a coisa voltou. Essa foi a última vez, nunca mais consegui trazer o fantasma de volta depois disso, embora eu houvesse tentado uma vez para mostrá-lo à minha esposa, que estava preocupada com isso. 

Ela pensou que era um "sinal" de que eu estava para ser reeleito em um segundo mandato, e que a palidez de um dos rostos era um presságio de que eu não deveria ver a vida até o último prazo.

Lincoln era conhecido por ser supersticioso, e de acreditar que espelhos antigos, que ocasionalmente, produziam imagens duplas. 

Se este conjunto de ilusões poderia ser contadas como uma doppelgänger é talvez discutível, embora, provavelmente, não mais do que as outras tais reivindicações de doppelgängers. 
Uma consideração alternativa, no entanto, sugere que Lincoln sofreu um estrabismo vertical no olho esquerdo, uma doença que poderia induzir visões de uma imagem verticalmente deslocadas.

George Tryon

A famosa aparição vitoriana foi a estranha aparência do Vice-Almirante Sir George Tryon . Ele atravessou a sala de estar da casa de sua família em Eaton Square , Londres , olhando para a frente, sem trocar uma palavra com ninguém, na frente de vários convidados em uma festa a ser dada por sua esposa em 22 de junho de 1893, enquanto ele estava supostamente em um navio da Esquadra do Mediterrâneo, manobrando ao largo da costa da Síria. 

Posteriormente, foi relatado que ele teria afundado com seu navio, HMS Victoria , nessa mesma noite, depois de ter colidido com HMS Camperdown seguindo uma ordem inexplicável e bizarra para colidir o navio em direção a outra embarcação.

Charles Williams

Charles Williams incluída a citação acima de Shelley Prometheus Unbound (1820), em seu livro Descent Into Hell (1939). O personagem principal Pauline Anstruther viu seu próprio sósia durante toda sua vida, e passa seu tempo com medo de qualquer próxima reunião. No final, este sósia acaba por ser uma força positiva, tendo esperança de um ancestral martirizado de Pauline. O terror que Pauline teve durante sua vida é, na verdade, o espalhar do terror de um mártir queimando, permitindo que o mártir sofresse sem terror e ter só alegria durante sua morte na fogueira.

Ruskin James Bond

O proprietário de uma editora, Pinguim Índia , o Sr. Ravi Singh, relatou ter visto o duplo do autor, Ruskin James Bond, com o escritor de Meeting Point no Savoy Hotel de Mussoorie, enquanto Bond tirava seu cochilo da tarde.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Doppelg%C3%A4nger

Existe uma websérie que retrata assuntos paranormais de uma forma "obscura". O curta abaixo retrata um caso de doppelganger:



Comentários
1 Comentários

Um comentário: