-->

Translate

sábado, 6 de abril de 2013

Super Visão Periférica




"Visão periférica é a propriedade da visão de perceber o que está fora do foco principal de visão. Visão esta também conhecida como visão tangencial.

A visão periférica é a capacidade do individuo de enxergar pontos a sua frente e ao redor do seu campo visual, ou seja, é aquela que se forma fora da mácula, na periferia da retina. 


Tratando-se de uma visão pouco rica em detalhes, onde o individuo percebe a presença dos objetos e movimentos, mas nada nítido quase desfocado. 

Importante no processo de locomoção do individuo principalmente à noite que tem pouca iluminação, onde ele conseguirá enxergar também os objetos que não estão sendo focados, não correndo o risco de esbarrar ou tropeçar em algum deles. 

Isso acontece porque a luz incide em nossos olhos somente de forma retilínea a frente dos nossos olhos e, o que está ao redor aparece desfocado."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vis%C3%A3o_perif%C3%A9rica

   Para muitos, o desenvolvimento em específico, desta parte de nossa visão, se trata apenas de uma fantasia saudosista a muitos personagens de histórias em quadrinhos e super heróis..


                          

   O vídeo acima é apenas um comercial, feito nos EUA pela marca GiIlete, mas a sensação de "é uma vez só na vida!" permanece, pois quase todos nós tivemos, pelo menos uma vez na vida, aquela "tacada de sorte"..

   Um professor meu uma vez me disse: "Se nós pensarmos em algo, é possível escrever um algoritmo de nosso pensamento. ". Infelizmente, não consegui ter o sucesso necessário com a programação para traduzir a frase em verdade, mas eu tenho por mim que a frase correta seria: "Se nós pensarmos em algo, é possível fazê-lo ".

   Geralmente, sentimos pena de pessoas que, por vários ou poucos motivos, nascem com algum tipo de deficiência física. Isso é um erro comum do ser humano, subestimar o próximo..



   No caso de pessoas com deficiência parcial ou completa de visão, outros fatores e instintos são aflorados para equilibrar o ser, como por exemplo a visão periférica, audição, olfato e o tato. Muitas teorias falam de possíveis outros sentidos, mas não vou me ater a isso agora..

   Nas artes marciais, além do desenvolvimento da sinestesia, outro fator indispensável é o treinamento da visão periférica. A combinação destes dois fatores bem disciplinados é, sem dúvida, o fator de sucesso no desenvolvimento.



   Como acertar um alvo sem ao menos vê-lo por completo?
   Através de treinamento da visão periférica, é possível utiliza-la plenamente, quase como ponto focal, e com isso, adquirir as habilidades de um atleta ou de um super herói..


     Vamos ver um treinamento bem simples que, além de auxiliar no desenvolvimento da visão, também possibilita o aumento do dinamismo de processamento de nosso cérebro:



O que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário