O Sigbin ou Sigben é uma criatura da mitologia filipina, que sai à noite para sugar o sangue das vítimas de suas sombras. Diz-se andar para trás com a cabeça abaixada entre as pernas traseiras, e ter a capacidade de se tornar invisível para outras criaturas, especialmente humanos.
Ela lembra uma cabra, mas tem orelhas muito grandes que podem bater palmas ou asas, e uma cauda longa e flexível, que pode ser usada como um chicote.
Seu cheiro emite uma reação nauseante.
Acredita-se que saem de suas tocas durante a Semana Santa, olhando para as crianças que irão matar. Ela molda seus corações em forma de amuletos.
Segundo a lenda, há famílias conhecidas como Sigbinan ("aqueles que possuem sigbin"), cujos membros possuem o poder para comandar essas criaturas, e mantém os sigbins em potes de barro. Os Aswang tratam-os como animais de estimação, junto com uma outra criatura mítica, uma ave conhecida como a Wak Wak.
Wak Wak
Com a recente descoberta do Gato-Raposa na ilha de Bornéu, uma potencial nova espécie de carnívoro descrito como tendo patas traseiras mais longas que as patas dianteiras, tem sido postulada e relatos de avistamentos de sigbin podem realmente ser avistamentos de um membro ou parente das espécies de gato-raposa.
O mito é popularmente conhecido nas Ilhas Visayas e Mindanao.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Sigbin
Nenhum comentário:
Postar um comentário