O carbúnculo pode entrar no corpo humano através dos intestinos, pulmões (inalação) ou pele. O carbúnculo não é contagioso, é pouco provável que se espalhe de pessoa para pessoa. A infecção dá-se quase sempre por exposição a esporos, e não à forma activa.
Imagens Fortes. Continue se for 18+
O período de incubação varia entre algumas horas a 7 dias, embora períodos superiores (inclusive, 60 dias) têm sido descritos.
Antraz pulmonar com alargamento do Mediastino
A infecção pulmonar por carbúnculo provoca, nos primeiros dias, sintomas semelhantes aos da gripe, seguidos de problemas respiratórios graves, por vezes fatais.
Se não for tratada, a infecção por inalação é a mais mortal, com uma taxa de mortalidade de aproximadamente 100%. A infecção pulmonar também é conhecida por Doença de Woolsorter.
A infecção gastrointestinal por carbúnculo provoca sérias dificuldades gastrointestinais, vômitos sanguíneos e diarréia.
Se não for tratada leva à morte em cerca de 25% a 60% dos casos.
A infecção cutânea por carbúnculo causa uma lesão negra irritante, normalmente concentrada num ponto negro que se forma uma semana ou duas após a exposição. Diferente de outras lesões a forma cutânea do antraz não causa dor.
A infecção cutânea é a menos mortal de todas; se não for tratada, a infecção causa a morte em 20% dos casos. Se for tratada, quase nunca causa a morte
O tratamento para as infecções de carbúnculo cutâneo inclui doses elevadas de antibióticos como penicilina, tetraciclinas, eritromicina ou cloranfenicol. Nos casos de infecção pulmonar, o tratamento recomendado é com ciprofloxacina ou doxiciclina, sendo mais eficaz logo após a exposição. Além disso, a profilaxia com antibióticos é crucial nos casos de antraz pulmonar, para salvar vidas.
O Bacillus anthracis foi descoberto por Louis Pasteur em 1879. Em 1881, Pasteur e seu auxiliar Charles Chamberland criaram e experimentaram uma vacina publicamente contra o carbúnculo. Pasteur vacinou 25 ovelhas e deixou outras 25 não vacinadas, e depois injectou todas com B.a nthracis. Todas as ovelhas vacinadas sobreviveram, e todas as não vacinadas morreram, constituindo um dos primeiros sucessos da vacinação.
Robert Koch, médico e cientista alemão, foi, em 1877, o primeiro a identificar a bactéria que causa a doença.
Já houve diversos acidentes com o desenvolvimento do carbúnculo como arma biológica, nos quais morreram dezenas de pessoas
Ataques nos Estados Unidos
Em 2001 e 2002 esporos de antráz de alta virulencia foram introduzidos sob a forma de pó em envelopes enviados a várias figuras públicas nos EUA. Houve vários casos de doença, e o governo americano viu-se obrigado, por prevenção, a encomendar grandes doses deciprofloxacina. Os terroristas ainda são desconhecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário